Turismo no Circuito

A professora e psicóloga Débora Marinho, foi a contemplada no sorteio entre os participantes da pesquisa com um jantar no Gastrobar Villa 25

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Circuito da Boa Gastronomia

WERBETH MOUSINHO

 

Pesquisa revela que consumidor da região prefere bom atendimento, mesmo tendo que pagar um pouco mais. Levantamento traz surpresas da preferência popular, com maior participação das mulheres, que entendem do assunto e de forma positiva contribuiram nos resultados. 

 

Não há crise que mude o desejo carioca de ser bem atendido. Comprovamos isso perguntando exatamente ao cliente. Foram dois meses de pesquisa Circuito da Boa Gastronomia e o resultado deixou claro que o serviço a la carte, comumente mais caro, é o preferido do público da região. Metade do número de participantes declarou que seu restaurante preferido serve pratos dessa forma.
“A conclusão que chegamos é que o consumidor quer ser bem atendido, independentemente do preço”, analisa Everaldo Pinto Jr, responsável pelo levantamento e diretor da revista Circuito.
O editor explica que a pesquisa mostra as opções oferecidas na região e as tendências; o atendimento; o que é oferecido; o que o consumidor gosta; a culinária diversificada dos estabelecimentos; o crescimento da venda ambulante no gosto popular; as bebidas saudáveis em ascensão; e as pessoas, consequentemente, consumindo menos bebidas alcoólicas.
Os números não mentem: 30% dos que responderam à pesquisa preferem restaurantes tradicionais; em seguida, empatadas com 12%, cada uma, estão as pizzarias, as galeterias e as cafeterias. Curiosamente, os locais que funcionam principalmente como bar receberam apenas 8% dos votos, ficando com a lanterna da preferência.
De forma geral, o atendimento dos bares e restaurantes da região está de parabéns: 55% do público consideram os serviços ótimos; o Berbigão, Graça da Vila e o Lamas foram os mais citados nesse quesito.
Nos locais mais lembrados pelos clientes, o tempero é o principal chamariz. 26% dos consumidores responderam que a refeição servida é o que mais lhes atrai para esse lugar. O atendimento também é fundamental e aparece na segunda posição (22%). O preço vem apenas em terceiro (20%). Ah, a comida italiana é a mais apreciada (24%) pela galera da região. A culinária local também não faz feio: 19% preferem o sabor do Rio. Fica a dica!
E para quem acha que o álcool é preferência, outra surpresa: a pesquisa mostra que 50% das pessoas evitam as bebidas alcoólicas – 23% sempre pedem sucos naturais. 25% preferem bebidas com álcool (o chope é o mais pedido: 13%) e para outros 25%, os dois sabores agradam.

Outro dado importante revela o crescimento do comércio ambulante: 60% dos participantes da pesquisa disseram consumir da venda não oficial.
“Essa pequena pesquisa estava focada nos restaurantes desta região e nos permitiu ter um panorama do que é oferecido pelos estabelecimentos e do que o consumidor gosta. Ela é positiva, pois nos proporciona um olhar diferenciado sobre o negócio e o consumidor”, completa Everaldo Jr.
A pesquisa Circuito da Boa Gastronomia ouviu 48 pessoas no período de 15 de janeiro a 15 de março. As mulheres foram maioria: 56%. Os homens são responsáveis por 44% das opiniões.

 

ATESTANDO SABOR E BOM ATENDIMENTO

A professora e psicóloga Débora Marinho foi uma das participantes da pesquisa. De quebra, faturou no sorteio promovido pela revista Circuito um jantar especial no Villa 25 Restobar e não poupa elogios ao local.
“O jantar foi maravilhoso! Ambiente acolhedor, atendimento excelente e a comida deliciosa. Foi um ótimo presente! Fui ao jantar acompanhada da minha filha, Helena, de 13 anos, que ficou encantada com o local. Nem parecia que estávamos no tumultuado Largo do Machado”, conta a moradora do Flamengo, que disse ter planos de voltar ao estabelecimento.
O Villa 25 Hostel e Suítes, onde fica o Restobar, foi um dos principais parceiros da revista Circuito na promoção da pesquisa. A empresa, 

que já tem como filosofia ouvir o consumidor, mostrou muita empolgação em ter mais esse feedback do público.
“Um pesquisa como essa nos possibilita conhecer melhor nossos clientes e ajuda a aprimorar os serviços, o tipo de comida, entre outros pontos”, avalia a gerente do Restobar Janete Espinoza.
A opinião é compartilhada pela vencedora do sorteio.
“Ouvir o consumidor é o primeiro passo para atender melhor e, ao mesmo tempo, alavancar seu empreendimento. À medida que a pesquisa ajuda a melhorar a relação entre comerciantes e consumidores, a região é automaticamente beneficiada. Quando temos consumidores satisfeitos e estabelecimentos prósperos, atraímos mais consumidores , inclusive de fora, e mais investimentos, ao mesmo tempo que chamamos a atenção das autoridades para a necessidade de melhorias locais”, completa Débora Marinho.
Pois é. A melhor forma de agradar o cliente é perguntando o que ele quer!

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praia do flamengo

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