Turismo no Circuito

Rota Gastronômica
WERBETH MOUSINHO
O assunto do momento no Brasil é a crise, tema que já perdeu a graça – na verdade, ninguém costuma encarar o problema com bom humor. Mas, ao se deparar com esse mostro, surgem oportunidades para inovar, focar esforços e até, por que não, crescer! É por aí que vai a pesquisa Circuito da Boa Gastronomia.
“A ideia surgiu para ajudar os restaurantes a definir um novo atendimento ao público. Para isso, teremos um estudo embasado no que dizem os consumidores de toda a rede de bares e restaurantes da região”, explica o editor da Circuito, Everaldo Pinto Jr.
Para traçar esse panorama, a equipe da revista criou um questionário com diversas perguntas sobre locais preferidos, pratos mais atrativos, bebidas mais consumidas e possibilidade de comentários. Tudo isso com o objetivo de dar voz ao consumidor final e uma forcinha para os empresários.
Estes últimos passam por um momento de incerteza com a turbulência econômica do país, por isso acreditam que ouvir o lado mais importante do mercado – o cliente – pode gerar uma oportunidade de driblar a crise.
“Essas opiniões valem para melhorar nossos serviços, porque sabendo exatamente o que o cliente gosta, podemos focar naquele produto ou serviço”, avalia o gerente da Adega Portugália Clenilton Santos Silva.
A pesquisa Circuito da Boa Gastronomia tem iniciativa da Circuito, mas só pode dar certo com o apoio do empresariado, que vestiu a camisa e atendeu em peso ao chamado da revista. Além da Adega Portugália, apoiam o levantamento ícones da culinária carioca como Catete Grill, Restaurante Oklahoma, Brasa Grill, Paraíso do Chopp e Garota do Flamengo, entre outros.
“Nosso trabalho sempre foi de encontro ao cliente, com foco no que ele gosta, mas vivemos uma época de crise, e o consumidor também sente isso. Então precisamos buscar mais ferramentas para trazê-lo de volta”, comenta Manuel Alves, proprietário do Garota do Flamengo. A empresa se adapta para o momento de dificuldade econômica, mas soube enxergar nisso uma oportunidade de se renovar. O primeiro passo é uma reforma planejada para breve, que vai incluir a climatização do ambiente.
“Temos que investir para atrair cada vez mais clientes”, completa o empresário.

NOVOS OLHARES
A pesquisa Circuito da Boa Gastronomia também quer saber o gosto dos clientes ocasionais – os turistas. Afinal, estamos em uma região rica em atrativos para quem vem de outras cidades.
“O objetivo é apresentar a oportunidade para o turista e o consumidor local de opinar sobre o que é oferecido por aquele estabelecimento. É como uma venda na internet, onde as opiniões de consumidores contribuem para a compra e a oferta de cada local”, explica Everaldo Jr.
Nesse sentido, com os turistas contando suas preferências, novos locais aparecem como opções para o consumidor da região: restaurantes pouco conhecidos pelo público que, em geral, opta pelas casas de rua.
É o caso do restaurante Babuska, que fica no hotel Windsor Flórida, no Flamengo. O local tem uma bela vista panorâmica e um menu diversificado da culinária contemporânea. E o melhor: atende não apenas hóspedes, mas consumidores em geral.
Também aberto ao público está a tríplice variedade do Novo Mundo. Isso mesmo! São três restaurantes no tradicional hotel: Grand Prix Piano Bar (que inclui happy hour, além das refeições e drinks), Flamboyant (com café da manhã e culinária internacional) e Panamera Bistrô (que, além da culinária, oferece uma vista deslumbrante que reúne o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e a Baía da Guanabara).

DICA CIRCUITO: VILLA 25 GASTROBAR
Um das grandes novidades em gastronomia na região fica no novíssimo Villa 25 Hostel & Suites, na Gago Coutinho. O local dispõe do Gastrobar, um pequeno restaurante com atmosfera de bar, com ótimas opções de drinks, cervejas, vinhos, petiscos, comidinhas e sugestões do chef.
“Um lugar onde se pode simplesmente sentar para tomar um drink e petiscar, comemorar aniversários, jantar a dois e ou todas as alternativas”, relaciona Irvin Molinaro, gerente geral do Villa 25.
Com o conceito de surpreender sempre seus clientes, o Gastrobar traz uma proposta diferente.
“Nosso cardápio muda a cada três meses. Agora o destaque vai para os ceviches, cogumelos salteados, as chapas de filé mignon e chapa de frutos do mar, hambúrgueres, risoto de quinoa e outras delícias preparadas pelo chef Richard Quispe”, detalha Irvin.
O Villa 25 é um dos apoiadores da pesquisa Circuito da Boa Gastronomia e estimula essa comunicação entre os frequentadores e a administração do empreendimento.
“A opinião do público é fundamental para corrigir o rumo. Abrimos espaço para receber comentários no contato do site ”, revela.
PESQUISA RECOMPENSA
A pesquisa está ativa. Qualquer pessoa pode participar. E o melhor: no final do levantamento, a Circuito vai sortear entre os participantes um jantar especial a dois em um dos restaurantes da região.
Para participar, basta acessar a página da Circuito na internet. O endereço é www.circuitolgodomachado.com.
O publico também vai ter benefícios. A pesquisa vai gerar uma página na website da Circuito com todas as informações reunidas para consultas e possivelmente um catálogo impresso.
“Com apenas um clique, vamos disponibilizar as melhores opções da boa gastronomia em nossa região; como chegar lá; sugestões de pratos, receitas e também o que oferecem alguns restaurantes de hotéis abertos ao público”, finaliza o responsável pelo estudo Everaldo Jr.