Saúde, Beleza e Estética 77
Por que a Psicanálise?

LUCIANA MONTEIRO
Atividades que auxiliam no desempenho infantil
Atividades alternativas e seus benefícios
saude77e.png
Para um bom desenvolvimento, as crianças precisam ser constantemente
motivadas e a educação é um ótimo meio de motivação. A educação
regular, segundo ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) deve-se
iniciar com a pré-escola, que vai de zero a cinco anos de idade. Já a
educação básica, segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional) começa a partir dos quatro anos e finaliza até os dezessete.

Apesar de a educação regular ser de extrema importância para o desenvolvimento do indivíduo, a educação alternativa é uma maneira diferente de incentivar e estimular a criança em seus diversos tipos de inteligência. Segundo o psicólogo americano Howard Gardner existem oito tipos diferentes de inteligências. São elas: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal e sinestésica, intrapessoal, interpessoal e naturalista. Todas as pessoas possuem cada uma dessas inteligências, porém elas se destacam de maneiras diferentes em cada indivíduo.
Assim, é importante que sejam oferecidos estímulos para o desenvolvimento dessas habilidades. E não para por ai. Os benefícios da aprendizagem alternativa são inúmeros: crescimento e desenvolvimento saudável; melhor autoestima; melhor interação social com os amigos; aprendizagem de novas habilidades enquanto se diverte; melhor foco e concentração durante suas classes regulares.
Algumas escolas hoje já incluem as atividades alternativas como forma também de aprendizado. Devemos estar cientes que a escola é, além de tudo, um espaço democrático onde os alunos têm contato com diferentes experiências.

“Quando a escola amplia suas possibilidades, ela acolhe seus alunos e consegue desenvolver cada habilidade sem passar para criança a ideia de que só porque ela não é tão boa em uma área ela não está adequada”, afirma a pedagoga Camila Paiva.
Tornar um ambiente estudantil menos excludente e destacar e compreender as habilidades de cada criança são algumas das principais funções do educador.
As atividades têm que ser como brincadeiras para crianças. Os pais devem fornecer apoio e orientação sobre o que desperta interesse, e observar em que a criança é boa, se identifica e gosta.
“A criança que não sabe ler e escrever mas possui grandes habilidades na área musical também é inteligente”, explica Camila Paiva.
As crianças precisam se sentir motivadas a desfrutar das suas atividades. Manter um registro das atividades pode ajudá-las a traçar seu progresso, enquanto elogios e recompensas para cada pequeno passo alcançado ajudam a mantê-las motivadas. As atividades podem ser variadas, desde balé até natação, capoeira à aula de música ou desenho. Devemos entender que os tempos mudam rapidamente e os ambientes de aprendizado devem se adaptar a esse novo público infantil que está acompanhando o desenvolvimento mundial, e orientar quando reconhecida uma nova forma de inteligência.
Confira algumas opções de educação diferenciada em nossa região:
LOB – Academia de Tênis Laranjeiras - Rua Stefan Zweig 290 - Laranjeiras -
Tel.: 2225-0329
Fluminense Football Club - Rua Álvaro Chaves 41 - Laranjeiras - Tel.: 3179-7400
Musi Mundi – Academia da Música - Rua Dois de Dezembro 78 - Flamengo -
Tel.: 2205-2249
Oficina de Desenho Daniel Azulay
Largo do Machado 52 / 2º andar – Catete - Tel.: 2205-3049
Gisele Alvim Espaço de Dança - Rua São Clemente 409 - Botafogo - Tel.: 3592-2500
Escola de Ballet Valéria Ribeiro - Trav. Almirante Protógenes Guimarães 42 - Catete - Tel.: 2225-4838
Escola de Dança Maristela Lobato - Rua Gago Coutinho 37 - Laranjeiras -
Tel.: 2205-4858
Espaço 23 - Música & Educação - Rua das Laranjeiras 371 Sala 23 - Laranjeiras -
Tel.: 4141-3846 / 99806-7271
EDIÇÕES ANTERIORES