O melhor da região



O artesanato que encanta os cariocas!
QUEZIA OLIVEIRA
Artesão Zhé Fragoso conta tudo sobre sua trajetória com o artesanato e revela como a arte o inspira no dia-a-dia, promovendo a expansão de uma cultura bem brasileira
Foi no artesanato que Zhé Fragoso construiu sua história de vida. Aos seus 16 anos o trabalho manual chamou a atenção do ainda jovem Zhé. Nascido em Santa Tereza, o artista trazia o nordeste na veia e fez com que essas raízes se tornassem cada vez mais presentes em sua vida. Com a mente fértil e repleta de ideias, Zhé começou a trabalhar com o couro, viu na matéria-prima o canal para sintetizar toda a paixão que começara a existir por esta arte.
A partir daí ele rumou por novos desafios, passou a manusear a madeira, tecidos e utilizar a técnica da serigrafia, encontrando em cada procedimento o seu estilo e uma identidade única. Hoje com seus 65 anos e prestes a completar 50 de carreira, Zhé Fragoso voltou às origens e mais uma vez o couro chegou com toda força em sua vida, tornando-se seu carro-chefe.
Com o material o artesão fabrica utensílios para casa e decoração, acessórios e luminárias. Ele nos lembra que a durabilidade é um dos maiores diferenciais de seus produtos, se é que podemos chamá-los assim, afinal, Zhé explica como o trabalho artesanal traz um significado único a cada peça, que carrega consigo um pouco da história de nosso país e traços de uma cultura tão heterogênea. Seja no corte, na costura ou na pintura feita à mão, ali está um pouco do próprio artesão. Cada peça leva em média de duas a três horas para ser confeccionada e pode custar de R$25 a R$150.
O artista viaja o mundo buscando inspiração, já morou em diversas cidades e até fora do país durante um tempo. Experiência aqui é o que não falta, e por isso ele nos conta que é observando o trabalho feito por artesãos em diversas localidades que ele se inspira e procura se superar a cada dia, indo adiante com novos desafios.
O amor por suas peças faz com que Zhé se reinvente a cada momento e faça do trabalho sua terapia diária. O artista expõe suas peças todo primeiro sábado do mês na Feira do Lavradio, e todos os domingos na Feirinha da Glória, em frente à estação do metrô. Os artigos também podem ser encontrados na loja La Vereda, em Santa Tereza, e na loja Diversa, localizada na Galeria Côndor, no Largo do Machado.
Fica aí uma ótima oportunidade de você conhecer esse trabalho incrível e se aproximar ainda mais dessa cultura que tem sempre algo especial a oferecer.
Zhé Fragoso (21) 97224-8205
EDIÇÕES ANTERIORES
Artesanato que encanta os cariocas - 85
Escola de música Musimundi - 84
O guardião anônimo do Aterro - 78
Em defesa do Parque Guinle - 77
Guia Galeria Condor agora na internet - 76
Aniversário da padroeira da Igraja Matriz de Nª. Sª. da Glória - 75
Verão 2016 pode ficar mais fresco - 72
Igreja Matriz com salões climatizados - 70
Escola de Dança Maristela Lobato - 67
Lgo. do Machado abre alas para a folia de Carnaval - 61
Lulu Bijoux do Catete para os palcos - 60