INFORMÁTICA 66
Uma coisa é certa, não há idade para se aprender!
TATIANE BATH

LEIA TAMBÉM:
A população idosa no Brasil vem crescendo aceleradamente com tendência de aumento nas próximas décadas. Para o ano de 2025 estima-se atingir um total de trinta milhões de idosos.
Se você está pensando em comprar um chinelinho para vovô ou a vovó, é melhor mudar de idéia... Engana-se quem pensa que programa para a terceira idade é hidroginástica ou dança de salão. Cada vez mais interessados em estarem atualizados, idosos estão conectando seus computadores, tablets e celulares e provando que a melhor arma contra o preconceito e a solidão é o conhecimento.
Quem está na melhor idade não aprende no mesmo ritmo das crianças ou adolescentes. Eles costumam absorver os conhecimentos de forma mais lenta e precisam praticar muito para adquirir habilidade. Contudo a tecnologia está aí a serviço de todos. As possibilidades da informática são imensas e podem facilitar a vida de todas as pessoas sem preconceitos quanto à idade, classe social ou gênero.
Ampliando seus pensamentos e redefinindo a forma de se comunicarem, eles sabem que não há limite de idade. A informática para terceira idade chegou para trazer benefícios e apresenta-se como uma grande oportunidade de exercitar a mente, a memória, e aumentar sua auto-estima.
São diversos os motivos da terceira idade para preencherem as salas de aulas de informática: a possibilidade de fazer novos amigos nas redes sociais, encontrar colegas antigos ou de ter acesso a uma variedade de informações facilmente.
A necessidade da inclusão digital na terceira idade vem tornando-se uma forma de socialização com o mundo, favorece muito a relação com familiares, a prática pode aproximar os avôs dos netos, reforçando o laço entre as gerações.
Podemos observar que a atividade de estar conectado repercute principalmente em suas qualidades de vida, auxiliando nos estímulos cognitivos, musculares e motores. Além de inclusão social, ampliações comerciais, entre milhões de outras possibilidades.
O idoso, durante muito tempo, foi esquecido pela família, e pela sociedade, sentindo-se descriminado e excluído, contudo com o avanço da Ciência, por conseguinte, da Medicina, a terceira idade está ganhando lugar de destaque junto à sociedade, pois provou que o indivíduo, mesmo em idades bem avançadas possui potencial produtivo e participativo, e que poderá viver com qualidade.
Há pessoas idosas que usam a informática apenas para escrever cartas, outras só querem lidar com a internet, outras querem fazer transações. Para cada pessoa uma necessidade e uma oportunidade que o computador oferece. Todos são capazes quando se preparam e buscam conhecimentos que os qualificam para o que querem fazer.
Conheça a história da informática até hoje - 78 e 79
É impossível que objetos reais interajam - 75
Bill Gates e a estrada do futuro - 74
Informática discomplicada e divertida - 72
Formatar não é uma solução tão prática assim, esta é uma prática radical 69
Os navegadores e o que a internet tem a oferecer - que não é pouco 68
Virus, uma ameaça invisível, mas real! - 67
Uma coisa é certa, não há idade para aprender - 66