EDUARDO TACTO
Lohane completa 100 jogos com a camisa do Criciúma

Em um meio onde a fidelidade parece algo distante e muitas atletas trocam ou jogam por times diferentes em cada fim de semana, uma atleta vem dando exemplo de dedicação e amor à camisa no futebol feminino. Com apenas 17 anos, mas com maturidade de gente grande a goleira Lohane Cristine completou a marca de cem jogos vestindo a camisa do Criciúma.
Vinda da equipe do Borel em meados de 2014, a goleira se destacou e logo assumiu a meta do time do Criciúma com lindas e decisivas defesas. No ano de 2015, a arqueira marcou quatro gols em cobranças de faltas e defendeu diversas penalidades máximas ao longo ano. Tanto trabalho rendeu a premiação de melhor jogadora do futsal carioca no ano passado, título concedido pela Central Única do Futebol Feminino do Estado do Rio de Janeiro.
O jogo cem de Lohane veio em grande estilo. Estreia na Copa SESC e jogo contra um dos principais rivais, o time do Carioca. Partindo para o ataque, o Criciúma abriu três a zero no placar e sofreu um gol de falta. Em um momento decisivo do jogo, a pivô adversária entra cara-a-cara com nossa grande goleira e Lohane faz uma linda defesa num momento crucial do jogo.
Com o fim do jogo e vitória do Criciúma sobre o Carioca por 3x1, a jogadora completou seu jogo de número cem pelo Criciúma. Lohane se tornou a segunda jogadora a ultrapassar essa marca em toda historia do time e muito em breve irá se tornar a atleta que mais vezes vestiu as cores amarelo e preto.
Se temos Rogério Ceni no futebol masculino, temos Lohane no feminino.
AONDE VAMOS PARAR?
Sem sombra de dúvidas estamos vivendo um momento muito delicado em nosso país, que tem relação com a disputa do poder político, econômico e ideológico no mundo, hegemonizado pelo Banco Mundial e seu seleto sistema financeiro. As manifestações dos dias 13 e 18 expressam essa disputa dos podres poderes em nosso país, encoberto pela corrupção que não começou nos governos Lula/Dilma e partidos que dão sustentação à sua política. Partidos que brigam para estar à frente do Bloco de Poder e que conformam a Oposição de Direita, ao longo da história tiveram parcela significativa nesse processo de corrupção generalizada e no aumento da dívida pública, a maior corrupção que existe e que precisa ser investigada.
Os fins não devem justificar os meios. Para que seja para valer o combate ao processo de corrupção não deve ser dar com seletividade na apuração dos fatos, nem com a justiça servindo à grande mídia, passando informações que devem ser encaminhadas aos autos para cuidadosa apuração dos fatos. O período da ditadura militar não pode ser esquecido, pois a prática adotada naquela ocasião continua presente em outras formas: criminalização dos movimentos sociais que expressam seu descontentamento com a política de ajuste fiscal manifesta no arrocho salarial, aumento do desemprego, terceirização/precarização, desmonte do serviço público, continuidade das contrarreformas da previdência e trabalhista, aumento e ampliação dos abusivos impostos, o retorno da CPMF, a negação do direito dos povos indígenas às suas terras, pois a não demarcação representa exatamente essa negação; o aumento da violência em todos os aspectos a exemplo dos índices de assassinatos das mulheres, da juventude negra, dos indígenas, dos LGBTTs, da intolerância religiosa, do ódio até mesmo às cores, em especial à vermelha; as escutas telefônicas e a aprovação da lei antiterrorismo, a descaracterização ainda maior do papel do judiciário que age abertamente segundo interesses políticos como se vê nos vazamentos seletivos e na não apuração dos fatos relativos a todos os envolvidos com a mesma firmeza e celeridade. Essas e outras ações em curso comprovam que o estado democrático de direito inexiste para o povo.
É preciso repudiar o avanço do conservadorismo e as tentativas de impedir que a apuração da Lava Jato siga seu curso, pois o que estamos presenciando indica que os partidos PSDB, PMDB, PP, DEM e outros, também envolvidos junto com o PT nesse esquema de corrupção, querem desviar o foco das investigações e substituir Dilma por Temer, também investigado.
DIRETAS
-
Indefinido o quadro para a disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro esse ano. Marcelo Freixo (PSOL) começa como favorito, mas a disputa promete ser forte.
-
Nota 10 para os estudantes das escolas públicas estaduais que estão dando aula de cidadania participando e organizando diversas manifestações.
-
A educação estadual segue em greve. “O SEPE e os profissionais de educação mantem a greve por conta do descaso do governo Pezão com a educação e estamos lutando por mudanças na rede que está sucateada.” Disse Gesa Linhares, diretora do SEPE.
-
Se liga jovem! O prazo para tirar o título de eleitor e poder votar nas eleições desse ano, termina no próximo dia 04 de maio. Se você já fez 16 anos, compareça ao cartório eleitoral mais perto de sua casa e faça o seu.
-
Já temos os primeiros campeões de 2016 no futsal carioca: O time do Criciúma foi campeão da Copa Ouro, e da Taça Rio o time da UERJ levou a Copa Libertadores, o Grajaú a Taça dos Campeões e o Hebraica a Copa SESC.

EDIÇÕES ANTERIORES
Falamos com o delegado Orlando Zaccone - 85
CBF acaba com comitê para futebol feminino - 84
Emily Lima e o trabalho na Seleção Brasileira - 80
Brasileirão de Futebol Feminino - 79
Larissa Aguiar vence eleições - 78
Criciúma conquista a Copa Libertadores Society - 77
Marta fala do futuro do futebol feminino no Brasil - 76
Entrevista com o Deputado Estadual Marcelo Freixo - 75
Criciúma conquista a Copa Jamil - 74
Lohane completa 100 jogos com a camisa do Criciúma - 73
Criciúma conquista a Super Copa dos Campeões - 71
Jogo do Carioca não acontece - 70
Federação de Futsal do Rio de Janeiro - 67
Criciúma: Sonho de ser campeão - 66
Papo de boleira: Ariane Nascimento - 65
Sonho chamado Futebol Feminino - 64
A vez de Ingrid Albernaz Tertuliano - 59