Circuito da Palavra

OUTRAS EDIÇÕES

A arte de servir com excelência

WERBETH MOUSINHO

​Quando já me preparava para ir embora, ouvi uma frase digna da sabedoria dos grandes mestres: “O cliente vai ao restaurante também para comer”, disparou o maître Jorge Baptista, indicando que o serviço de um estabelecimento é muito mais que alimentar pessoas.Tem como principal finalidade oferecer bem-estar e momentos de lazer e descontração.

 

Baptista é experiente no setor. Começou como “bandeja” na famosa churrascaria Porcão em 1985. Buscou qualificação e se dedicou. Fala três idiomas, é formado pela Associação Brasileira de Sommelier e tem diploma de Marketing em Pequenas Empresas, entre outras graduações que lhe garantem a alcunha de especialista em gestão e atendimento. Hoje é maître e gerente da Taberna da Glória. Muito da experiência que acumulou ao longo da carreira levou Jorge Baptista a dividir seus conhecimentos com outras pessoas. Foi assim que criou o Curso Profissionalizante Comunitário (CPC) para capacitar novos garçons e cozinheiros, além de ajudar pessoas que já estão no mercado a melhorar suas performances.
Jorge é parceiro da revista Circuito na próxima edição do Concurso Garçom Simpatia, que elege o melhor profissional na opinião dos clientes. A dobradinha vai oferecer aos empresários e seus funcionários a oportunidade de participar de um curso intensivo de qualificação para garçons. Em estilo de oficina, as aulas oferecerão, durante dois meses, aulas práticas e teóricas de atendimento, montagem de cardápio, organização de mesas, noções de inglês e francês para atendimento a turistas, aulas de gastronomia e vinhos, entre outros tópicos essenciais para alcançar a excelência da profissão. O investimento e o período do curso ainda serão definidos. Portanto vale ficar atento à oportunidade.
Segundo Baptista “um garçom precisa ter conhecimento e ser educado, gentil e prestativo. Ele deve sempre observar as necessidades do cliente e não apenas atender aos seus pedidos”
.

 

​Circuito: Por que a necessidade de criar um curso para capacitar profissionais que trabalham em restaurantes?

Jorge Baptista: Porque faltam profissionais qualificados no mercado. Converso com colegas de outros restaurantes e eles têm a mesma reclamação. Temos hoje oportunidades muito boas para quem se dedica e busca melhorar sempre.
O que um garçom precisa ter para fazer sucesso?
Jorge Baptista: Primeiramente ele precisa ser educado e gostar do que faz. O resto pode ser aprendido. É preciso também buscar conhecimento e se dedicar para subir na carreira e um dia chegar a ser maître e acima disso, que é ser gerente. Conheço diversas histórias de pessoas que conseguiram até abrir seus próprios negócios.
O que o curso de garçom oferece?
Jorge Baptista: O garçom vai ter técnicas de vendas; postura; recepção; excelência em atendimento. Ele vai aprender a montagem de uma mesa desde um hotel Othon Palace a uma pizzaria simples de bairro. Também oferecemos noções de inglês e francês para atendimento; conhecimento mais ampliado sobre vinhos. O participante vai saber também sobre gastronomia, entre outras coisas.
Além do garçom, a empresa também tem muito a ganhar com esse curso.
Jorge Baptista: A empresa terá um profissional capacitado, que será um vendedor mais eficiente, que vai atender melhor a um turista, que vai oferecer um vinho com mais conhecimento sobre aquele produto. Enfim, um profissional completo.
É uma oportunidade também para que tanto os profissionais quanto as empresas aproveitem o momento pelo qual passa o Rio de Janeiro com os grandes eventos.
Jorge Baptista: Há empresários que não percebem a importância de investir em seus funcionários com capacitação. Infelizmente isso tem a ver também com falta de interesse de alguns funcionários. O que fazemos é pegar um curso que duraria anos e o intensificamos, em estilo oficina, que é baseado em prática, e fechando essa qualificação em apenas três meses. É rápido, eficiente e garante bom retorno tanto para o profissional quanto para o empresário, que vai ter clientes mais satisfeitos.
Você que tem tanta experiência, o que tem a dizer para os garçons que buscam o sucesso na carreira?
Jorge Baptista: Essa função é muito rentável. Hoje a profissão não tem os desgastes de três décadas atrás, por exemplo. Hoje o garçom tem suas folgas e seus benefícios assegurados. Portanto, busquem qualificação, acumulem conhecimentos e dediquem-se!
E o que dizer aos empresários do setor? Vale a pena investir na capacitação de seu quadro de funcionários?
Jorge Baptista: Com certeza. Se queremos dar bom atendimento não apenas para o cliente habitué, mas também para os turistas e novos consumidores, precisamos oferecer bons serviços. Costumo dizer que o cliente vai ao restaurante também para comer. Primeiramente ele vai para se distrair, ser bem atendido e bem tratado, com simpatia – e está aí o motivo do Concurso Garçom Simpatia. Se ele não encontrar essas coisas, se for mal-atendido não vai exercer a coisa mais simples, que é comer. Comida todo restaurante tem, mas é no lugar em que o cliente tiver o melhor atendimento que ele vai se tornar fiel, um cliente habitué. E o garçom é a cara de qualquer restaurante, porque é ele quem atende aos clientes. Por isso é que ele precisa ser valorizado e esse investimento vai gerar um grande retorno ao patrão.

 

 

marca2.png
praia do flamengo

A NOSSA REVISTA | LARGO DO MACHADO | BRASIL

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Instagram Social Icon
  • Conheça a Circuito

  • Circuito Editora

  • Serviços

  • Reportagens Especiais

  • Circuito Clube

  • Guia Circuito

  • Turismo

  • Informe Blog

  • Contato

  • Edição 2021

  • More

    • Conheça a Circuito

    • Circuito Editora

    • Serviços

    • Reportagens Especiais

    • Circuito Clube

    • Guia Circuito

    • Turismo

    • Informe Blog

    • Contato

    • Edição 2021

    • More

      • Wix Facebook page
      • Wix Twitter page
      • Instagram Social Icon