Destaque



EDIÇÕES ANTERIORES
Natal solidário do Aterro Presente - 2019
Revista Circuito comemora aniversário - 82
Vigilia no Lgo do Machado - 71
Um mundo de espectativas e medos - 64
Geração Fitness
THIAGO GARCEZ
Andando pelas ruas do Centro e da zona Sul do Rio de Janeiro é impossível não aproveitar as belas paisagens e os monumentos históricos e arquitetônicos que embelezam a cidade, atraindo cariocas e turistas de diversos lugares. Mas, atualmente, outros locais estão virando ponto de entretenimento e, principalmente, agregando saúde, bem estar, qualidade de vida, e por que não, um corpo sarado para os seus frequentadores.
O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial de academias, com quase 25 mil em funcionamento. Em média, 3% da população brasileira vêm suando a camisa nestes ambientes. Nas grandes capitais, esse percentual chega a 15% da população.
Um dos espaços que está contribuindo para que o nosso país chegue logo ao topo desta lista é a Academia Body Move, um moderno centro de atividades físicas, que fica no Catete, e desde 2011, auxilia na melhoria do padrão de vida dos seus adeptos, através de serviços atualizados, com profissionais renomados, competentes e comprometidos.
Para Luiz Otavio Dobal, um dos sete sócios da Body Move, a qualidade no atendimento ao consumidor é fundamental para satisfazer e fidelizar o cliente. “Aparelhagem toda academia tem. O foco principal do trabalho precisa ser voltado para o desenvolvimento e bem estar do aluno”, disse o administrator de 59 anos. Além de estar presente no bairro do Catete, o grupo Body Move conta com unidades no Centro, na Lapa e, em breve, no Estácio.
“O crescimento das academias no Brasil está relacionado, principalmente, à busca por uma vida saudável. Hoje em dia, as pessoas estão muito mais preocupadas com a saúde”, disse o professor de educação física e coordenador técnico da Body Move, Fábio Mathias de Abreu. Segundo ele, praticar atividades físicas regularmente é um hábito que pode trazer uma série de benefícios que vão além de uma barriga tanquinho ou um belo peitoral. “Melhora o funcionamento e a resistência cardiovascular, favorece a circulação sanguínea, aumenta o colesterol bom, aprimora a função respiratória e ajuda a aliviar o estresse, entre outros benefícios”.
De todas as atividades físicas, as artes marciais estão entre as mais completas. Mais do que uma luta, elas são uma forma de desenvolver habilidades não somente físicas, mas também emocionais, como a disciplina, a concentração e o autocontrole. Na academia Four Fitness, em Laranjeiras, você encontra aulas de jiu-jitsu, muay thai, boxe inglês e MMA. As duas últimas são agregadas ao pacote de musculação. De acordo com professores especializados, desde que tenham um acompanhamento adequado e sigam as orientações e limites do próprio corpo, tanto as crianças, como os adultos e idosos podem praticar. Entre os benefícios, estão a melhora no condicionamento físico, coordenação motora e reflexos; fortalecimento do sistema imunológico; pode funcionar como defesa pessoal e ainda trabalhar grupos musculares como glúteos, bíceps, abdômen, panturrilha etc.
Outra excelente prática que trás inúmeros benefícios ao corpo e a saúde das pessoas é a natação. Além da perda calórica, o esporte ajuda no equilíbrio muscular e até auxilia na recuperação de lesões. A academia Personal Acqua Center, no Flamengo, conta com excelentes profissionais que dão suporte para o aluno dar aquelas braçadas para aliviar a tensão e esquecer os problemas. O local possui duas piscinas de 20 metros, térmicas e salinizadas. Nestas águas quentinhas, outra atividade também pode ser executada: a hidroginástica. E não pense você que somente a terceira idade pode se beneficiar desta atividade. As divertidas aulas podem ser feitas em qualquer faixa etária. Os especialistas afirmam que uma hora de hidro pode garantir a perda de aproximadamente 400 calorias, além, é claro, de melhorar a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória e aumentar a força muscular e a flexibilidade.
ALIMENTAÇÃO É SAÚDE
A cabeleireira Jessica Veiga, de 25 anos, é uma dessas pessoas que teve a vida transformada depois que começou a se exercitar. Além da mudança estética, ela afirma que sua saúde esta ótima e hoje tem muito mais disposição para enfrentar o dia a dia. Para manter o belo corpo, a morena, que treina há quase três anos, come a cada três horas e prioriza uma alimentação balanceada.
E por falar em alimentação, a coach nutrition e personal Kelly Heins ressalta que “não é da noite para o dia que as pessoas vão começar a enxergar os resultados”. Para ela, é preciso ter paciência e dedicação. E dieta! “Para ganho de massa, é importante ingerir alimentos como ovos, carne vermelha, frango, peixe, entre outros. Já quem pretende emagrecer, a dica é procurar consumir alimentos ricos em fibras, como a linhaça, o brócolis, a quinoa, chá verde, frutas e beber bastante água durante o dia”. Como a rotina de grande parte da população é muito agitada, disponibilizar um tempo somente para o preparo e consumo desses alimentos fica bem difícil. “Sempre oriento as pessoas para prepararem a própria refeição, mas se isso não for possível, peço para evitarem frituras, doces e processados”, pontua Kelly.
Ultimamente, o uso de suplementos para complementar a dieta e fornecer nutrientes ao organismo vêm crescendo entre os praticantes de atividades físicas que visam otimizar o resultado dos treinos. Kelly destaca que é importante consultar um profissional antes de adquirir o produto e procurar sempre um bom fabricante.
Outro fato, desta vez desagradável, e que sempre gera discussão, é o uso de anabolizantes por parte dos alunos e até mesmo de atletas. O professor Fábio é enfático ao dizer que não recomenda o uso dos esteroides. “Anabolizante é um perigo. É um risco que pode trazer diversos problemas como doenças no coração, cânceres, aumento do colesterol, podendo levar o usuário à morte. Nós, da Body Move, somos totalmente contra”, assegurou.
Mas há aqueles que utilizam apenas o corpo e a mente para realizar exercícios em aparelhos ou no solo, com auxílio somente de bolas, elásticos, rolos etc. Sim! Estou falando do Pilates. De acordo com a professora Cristina Saldanha, proprietária do Centro de Pilates e Terapias, que está desde 2010 no mercado, “o Pilates tem como objetivo o fortalecimento muscular, postura, flexibilidade, alongamento, conscientização corporal, respiração e coordenação motora, podendo ser realizado tanto na prevenção, quanto na reabilitação de patologias”.
Cristina explica que o Pilates é uma ótima opção para quem quer deixar os músculos secos e fortes. “Com a prática, o resultado é a definição da musculatura sem gerar a hipertrofia muscular [volume]”. Até para quem está com problemas na coluna, os exercícios dão jeito. “O Pilates ajuda a diminuir as dores geradas pelo dia a dia de trabalho com a má postura no computador ou no celular”, reforça a professora.
Existem várias opções para ficar com o corpo sarado e esbanjando saúde. Mas Fabio Mathias recomenda sempre que, antes de iniciar qualquer atividade física é necessário procurar um médico (de preferência cardiologista) para fazer uma avaliação. Outro lembrete do professor é “jamais realizar qualquer tipo de exercício por conta própria. A execução de um movimento que não esteja dentro do programa de treinamento, feito de forma errada, pode ocasionar sérios danos ao individuo”.